Retrato da favela: Rio de Janeiro, Brasil



 

Retrato da favela, em imagem, letra e melodia
Livro revela olhar controverso da imprensa sobre as favelas. Ensaio conta o que a música fala dessas comunidades

 

19/01/2006 - 09h04m
A favela vista por governantes, cantada por músicos e fotografada por seus moradores

Globo Online

RIO - "Apesar de possuir elementos honestos, a favela é um antro de faccínoras e deve ser arrasada para a decência e higiene da capital federal". A frase acima, retirada de uma revista de 1909, está no recém-lançado "Favela - alegria e dor na cidade", de Jorge Luiz Barboza e Jailson de Souza e Silva. No livro, os autores mostram como intelectuais, burocratas e governantes viram as favelas cariocas ao longo do século XX, e evidenciam as ligações entre o que se diz da favela e o que se faz com ela. A resenha é de Miguel Conde.

Para mostrar que as visões da favela não vêm só dos gabinetes, o repórter Leonardo Lichote preparou uma seleção musical que reúne as representações da favela na música brasileira, do samba ao funk, cantada do alto ou do asfalto, como lamento ou exaltação. São 21 músicas para você ouvir, distribuídas ao longo do texto em que Lichote aponta explicações para as transformações.

Por fim, o fotógrafo J. R. Ripper narra um slideshow com imagens das favelas produzidas pelos próprios moradores, todos eles alunos da Escola Imagens do Povo, oficina de fotografia que Ripper ministrou em comunidades do Rio de Janeiro. Algumas das fotos estão no livro de Jailson Silva e Jorge Luiz Barboza.

Agora, é só clicar para ler, ouvir e ver o especial.

Veja a matéria sobre o livro 'Favela - alegria e dor na cidade'

Ouça as músicas e leia o ensaio de Leonardo Lichote


Veja o slideshow

http://oglobo.globo.com/online/rio/mat/2006/01/19/189998793.asp